Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4838
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um olhar para dentro : branding e a naturalização da mensagem publicitária
Autor(es): Moreira, Pedro Newton Colla
Orientador(a): Motta Filho, Afrânio
Membro da Banca: Motta Filho, Afrânio
Membro da Banca: Arruda Junior, Haroldo de
Membro da Banca: Fonseca Neto, Flávio Prates da
Resumo : Em um cenário marcado pelo avanço tecnológico e o aumento da competitividade entre as marcas, faz-se necessária a criação de instrumentos que garantam o consumo dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Nesse sentido, ao apelar para o estabelecimento de vínculos entre a marca e o consumidor, o branding é utilizado como mecanismo o cumprimento dessa finalidade. Dessa forma, buscando saber como é construída a relação genuína entre esses agentes, esse estudo aborda o impacto das estratégias de branding na naturalização da mensagem publicitária. Em outras palavras, busca-se saber como as empresas utilizam branding para criar uma conexão autêntica com os consumidores, transmitindo valores de forma que as marcas sejam assimiladas no cotidiano sem parecer intrusivas. Para isso, realizou-se uma pesquisa, em primeiro lugar, bibliográfica, abordando os conceitos fundamentais para o entendimento da temática, para, posteriormente, realizar-se análise do conteúdo de três estratégias de branding: a Casa Lala, Natal Guaraná Antarctica e Campanha 100 anos do Banco Itaú no Brasil. Por fim, pode-se concluir que o branding, ao relacionar a marca com elementos culturais e familiares do público, é uma ferramenta eficaz para a naturalização da mensagem publicitária.
Palavra-chave: Branding
Mensagem publicitária
Comunicação persuasiva
Estratégias de marca
Comportamento do consumidor
Semiótica publicitária
Teoria da comunicação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Curso: Publicidade e Propaganda - CUC
Referência: MOREIRA, Pedro Newton Colla. Um olhar para dentro: branding e a naturalização da mensagem publicitária. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4838
Data defesa documento: 6-Nov-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Pedro Newton Colla Moreira.pdf2.62 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.