Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4839
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Hibridização entre discurso mercadológico e conteúdos socioeducacionais : análise da marca Pritt
Autor(es): Marques, Geovanna Ferreira Xavier
Orientador(a): Craveiro, Pâmela Saunders Uchôa
Membro da Banca: Craveiro, Pâmela Saunders Uchôa
Resumo : Este artigo explora a complexa relação entre publicidade e infância no contexto digital, destacando a tendência de marcas utilizarem estratégias de hibridização entre discurso mercadológico e conteúdos socioeducacionais para atingir o público infantil, mesmo diante das restrições legais vigentes no Brasil. A partir de uma pesquisa descritiva e com ênfase qualitativa, com uso da técnica de análise de conteúdo, analisamos o site oficial da marca de material escolar Pritt. Os resultados revelam que a marca adota em sua página digital oficial práticas que, ao mesmo tempo em que promovem o consumo de produtos, mascaram sua intenção mercadológica sob uma fachada educativa. Este estudo contribui para o debate sobre a proteção das crianças contra influências comerciais no ambiente educacional, destacando a necessidade de maior conscientização e literacia midiática tanto entre educadores quanto entre crianças.
Palavra-chave: Publicidade infantil
Infância
Consumo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Publicidade e Propaganda - CUC
Referência: MARQUES, Geovanna Ferreira Xavier. Hibridização entre discurso mercadológico e conteúdos socioeducacionais: análise da marca Pritt. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4839
Data defesa documento: 7-Nov-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Geovanna Ferreira Xavier Marques.pdf6.55 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.