Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4847
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metáforas e valores sociais : um estudo sobre a marca lugar Cuiabá
Autor(es): Mendes, Julia Carmona
Orientador(a): Mattos, Aclyse de
Membro da Banca: Mattos, Aclyse de
Resumo : Neste artigo propõe-se um estudo sobre a marca lugar Cuiabá, a fim de analisar como são apresentados os valores sociais e as metáforas da marca na campanha de comunicação intitulada “Chega ai, a casa é sua” promovida pela prefeitura da cidade. Para tanto, o trabalho ancorou-se nos conceitos de marca lugar, metáforas e valores sociais, utilizando-se da metodologia da pesquisa bibliográfica e do modelo semionarrativo. Nesse sentido, foram especificamente discutidas as estratégias e narrativas presentes no vídeo promocional da campanha criada em 2014 a fim de promover a escolha de Cuiabá como sede da Copa do Mundo. Ademais, a partir de uma análise qualitativa, foram extraídas da produção audiovisual as metáforas e os valores sociais ali apresentados. Concluiu-se, por fim, que a construção da marca lugar Cuiabá explorou os aspectos culturais da região com o intuito de associar a cidade a valores como hospitalidade, receptividade, sustentabilidade, preservação ambiental, união e orgulho.
Palavra-chave: Comunicação
Marca lugar
Cuiabá
Metáforas
Valores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Publicidade e Propaganda - CUC
Referência: MENDES, Julia Carmona. Metáforas e valores sociais: um estudo sobre a marca lugar Cuiabá. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4847
Data defesa documento: 4-Nov-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Julia Carmona Mendes.pdf402.98 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.