Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4849
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Publicidade, representação, estereótipos e moda : propagandas contraintuitivas, uma ferramenta de transformação social?
Autor(es): Santana, Victor Hugo Morais
Orientador(a): Tavares, Débora Cristina
Membro da Banca: Tavares, Débora Cristina
Resumo : O presente estudo tem como objetivo discutir, apresentar e questionar os papéis de representação da publicidade dentro de campanhas de moda, trazendo para o leitor o conceito de propaganda contraintuitiva e a possibilidade do uso desse meio como ferramenta de transformação social. O artigo traz em seu corpo de texto, iniciativas independentes ligadas a necessidade de maiores representações para grupos minoritários na mesma medida que discute sobre ativismo, representações étnicas e conceitos específicos como o tokenismo. A proposta central é pensar na publicidade e seus meios de representar, usando a moda e suas campanhas de promoção como objeto principal para a construção de um novo ideal representativo que deve ser alimentado através das propagandas contraintuitivas. Para a construção desse artigo foi feita uma pesquisa bibliográfica inicial, seguida por uma análise de conteúdo, em que campanhas, iniciativas independentes e formas de promoção e apresentação de uma marca foram analisadas, o que por sua vez culminou na criação de categorias e códigos que poderão ser usados por outros pesquisadores como critérios de avaliação para identificar campanhas que não estão no escopo contraintuitivo, para que assim, sejam implementadas campanhas publicitárias que promovem a ideia de propaganda contraintuitiva.
Palavra-chave: Propaganda contraintuitiva
Representação
Moda
Publicidade
Transformação social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Curso: Publicidade e Propaganda - CUC
Referência: SANTANA, Victor Hugo Morais. Publicidade, representação, estereótipos e moda: propagandas contraintuitivas, uma ferramenta de transformação social? 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4849
Data defesa documento: 8-Nov-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Victor Hugo Morais Santana.pdf609.68 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.