Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5030
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância do laboratório de ensino de matemática na formação inicial de professores na concepção dos alunos do curso Matemática-Licenciatura da UFMT, Campus Cuiabá
Autor(es): Oliveira, Tânia de Souza
Orientador(a): Palaro, Luzia Aparecida
Membro da Banca: Palaro, Luzia Aparecida
Resumo : Este trabalho apresentar os resultados de uma pesquisa, que teve como objetivo identificar a importância do Laboratório de Ensino de Matemática e o uso de materiais didáticos concretos, na graduação e no ensino de matemática a alunos do ensino básico, na concepção dos alunos do curso Matemática-Licenciatura, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica, tendo como base Lorenzato (2012), Cury (2017), Novais (2019), Oliveira e Kikuchi (2018), Passos (2012), Silva e Silva (2004) dentre outros, para identificar os motivos que levaram à ideia de se criar Laboratórios de Ensino de Matemática (LEM) nas universidades e nas escolas de ensino básico, identificar os objetivos de um LEM, sua importância na formação inicial de professores de Matemática e, o papel do professor, do ensino básico, como mediador do processo de ensino-aprendizagem a partir do uso de materiais concretos. Posteriormente foi elaborado um questionário, que foi respondido por 30 (trinta) discentes do curso de Matemática-Licenciatura. A partir da análise qualitativa dos resultados obtidos, pode-se chegar à conclusão de que os discentes têm consciência da importância do LEM nos cursos de formação inicial de professores e do uso de materiais didáticos concretos no ensino de matemática no Ensino Básico.
Palavra-chave: Laboratório de ensino de matemática
Formação inicial de professores
Materiais didáticos concretos no ensino de matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Matemática - CUC - Licenciatura
Referência: OLIVEIRA, Tânia de Souza. A importância do laboratório de ensino de matemática na formação inicial de professores na concepção dos alunos do curso Matemática-Licenciatura da UFMT, Campus Cuiabá. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5030
Data defesa documento: 9-Jun-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Tânia de Souza Oliveira.pdf354.08 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.