Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5068
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de três métodos de iniciação ao piano : Meu Piano é Divertido, Curso de Piano e Piano Adventures
Autor(es): Guimarães, Queila de Oliveira Soares
Orientador(a): Bragagnolo, Bibiana Maria
Membro da Banca: Bragagnolo, Bibiana Maria
Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo analisar três métodos de iniciação ao piano visando o uso com crianças de seis anos. Para isso, foram selecionados três métodos de iniciação ao piano com base na experiência prática da autora, sendo eles: Meu Piano é Divertido (BOTELHO, 1987), Curso de Piano (FLETCHER, 1950) e Piano Adventures (FABER e FABER, 1993). Na introdução é feita uma definição do que é método, sua relevância e uma breve história da utilização de métodos na pedagogia do piano. Na revisão de literatura apresentam-se os autores que serviram de base para a pesquisa como Geraldes (2016), Coats (2006), França e Swanwick (2002), Rauta (2018), Uszler et al. (2000), entre outros. Todos os autores concordam que a iniciação musical e a iniciação ao piano, não são simples, devem desenvolver a criatividade, a improvisação, a audição e a expressividade por meio da performance. O livro de Uszler et al. (2000) foi a fundamentação teórica para o estabelecimento dos critérios que serviriam de guia para a análise, sendo eles: leitura, técnica, musicalidade e contexto sociocultural, este último acrescentado nesta pesquisa. A metodologia escolhida foi a qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e documental. Na análise dos métodos foi feita inicialmente uma contextualização que abrange as concepções de ensino de cada um deles. Em seguida, as questões levantadas por Uszler et al. (2000) são respondidas de acordo com cada método de iniciação ao piano. Por fim, são feitas as considerações de acordo com a experiência prática da autora e as considerações finais da pesquisa. Ao fim da pesquisa, não é descartada a utilidade de um método, mas nota-se que mais importante do que a escolha deste, é um professor que domine todas as etapas do ensino e que trabalhe aspectos musicais além das teclas do piano. Mostrou-se necessária a busca por métodos brasileiros que inovassem na leitura e que dessem mais ênfase na técnica e musicalidade.
Palavra-chave: Pedagogia do piano
Métodos
Iniciação ao piano
Análise de métodos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Música - CUC - Licenciatura
Referência: GUIMARÃES, Queila de Oliveira Soares. Análise de três métodos de iniciação ao piano: meu piano é divertido, curso de piano e piano adventures. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5068
Data defesa documento: 12-Apr-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Música - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Queila de Oliveira Soares Guimarães.pdf890.34 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.