Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5096
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Strozzi, Antoni Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-14T18:49:56Z | - |
dc.date.available | 2024-12-11 | - |
dc.date.available | 2025-08-14T18:49:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
dc.identifier.citation | STROZZI, Antoni Souza. Inclusão no ensino de química: dificuldades e desafios encontrados no ensino da diversidade. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5096 | - |
dc.description.abstract | This study investigates the importance of including gender and sexual diversity in Chemistry teaching, addressing the challenges faced by LGBTQIAP+ teachers and students. It highlights the importance of creating an inclusive educational environment where diversity is valued, and stereotypes are deconstructed. The study reviews pedagogical practices that promote respect and equality, defending teacher training aligned with Human Rights. In addition, the study points to the need for more contextualized education that connects Chemistry content with students' reality to combat prejudice and discrimination in the school environment. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-07-17T16:23:13Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Antoni Souza Strozzi.pdf: 742706 bytes, checksum: bb31be8855321e052bfa9416f7f46d04 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-14T18:49:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Antoni Souza Strozzi.pdf: 742706 bytes, checksum: bb31be8855321e052bfa9416f7f46d04 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-14T18:49:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Antoni Souza Strozzi.pdf: 742706 bytes, checksum: bb31be8855321e052bfa9416f7f46d04 (MD5) Previous issue date: 2024-11-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Inclusão no ensino de química : dificuldades e desafios encontrados no ensino da diversidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Anjos, Italo Curvelo dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0140677602667558 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Anjos, Italo Curvelo dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0140677602667558 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pagan, Alice Alexandre | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2208519054622204 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5484650266886844 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2826042011574648 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho investiga a importância da inclusão da diversidade de gênero e sexualidade no ensino de Química, abordando os desafios enfrentados por professores e estudantes LGBTQIAP+. Destaca-se a relevância de criar um ambiente educacional inclusivo, onde a diversidade seja valorizada e estereótipos sejam desconstruídos. O estudo revisa práticas pedagógicas que promovem o respeito e a igualdade, defendendo uma formação docente alinhada aos Direitos Humanos. Além disso, o trabalho aponta para a necessidade de uma educação mais contextualizada, que conecte os conteúdos de Química com a realidade dos alunos para combater o preconceito e a discriminação no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Química - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject.keyword | LGBTQIAP+ | pt_BR |
dc.subject.keyword | STEM | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Inclusion | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Gender diversity | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Chemistry teaching | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | LGBTQIAP+ | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | STEM | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Antoni Souza Strozzi.pdf | 725.3 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.