Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5096
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorStrozzi, Antoni Souza-
dc.date.accessioned2025-08-14T18:49:56Z-
dc.date.available2024-12-11-
dc.date.available2025-08-14T18:49:56Z-
dc.date.issued2024-11-12-
dc.identifier.citationSTROZZI, Antoni Souza. Inclusão no ensino de química: dificuldades e desafios encontrados no ensino da diversidade. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5096-
dc.description.abstractThis study investigates the importance of including gender and sexual diversity in Chemistry teaching, addressing the challenges faced by LGBTQIAP+ teachers and students. It highlights the importance of creating an inclusive educational environment where diversity is valued, and stereotypes are deconstructed. The study reviews pedagogical practices that promote respect and equality, defending teacher training aligned with Human Rights. In addition, the study points to the need for more contextualized education that connects Chemistry content with students' reality to combat prejudice and discrimination in the school environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-07-17T16:23:13Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Antoni Souza Strozzi.pdf: 742706 bytes, checksum: bb31be8855321e052bfa9416f7f46d04 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-14T18:49:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Antoni Souza Strozzi.pdf: 742706 bytes, checksum: bb31be8855321e052bfa9416f7f46d04 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-14T18:49:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Antoni Souza Strozzi.pdf: 742706 bytes, checksum: bb31be8855321e052bfa9416f7f46d04 (MD5) Previous issue date: 2024-11-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInclusão no ensino de química : dificuldades e desafios encontrados no ensino da diversidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Anjos, Italo Curvelo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140677602667558pt_BR
dc.contributor.referee1Anjos, Italo Curvelo dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140677602667558pt_BR
dc.contributor.referee2Pagan, Alice Alexandre-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2208519054622204pt_BR
dc.contributor.referee3Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5484650266886844pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2826042011574648pt_BR
dc.description.resumoO trabalho investiga a importância da inclusão da diversidade de gênero e sexualidade no ensino de Química, abordando os desafios enfrentados por professores e estudantes LGBTQIAP+. Destaca-se a relevância de criar um ambiente educacional inclusivo, onde a diversidade seja valorizada e estereótipos sejam desconstruídos. O estudo revisa práticas pedagógicas que promovem o respeito e a igualdade, defendendo uma formação docente alinhada aos Direitos Humanos. Além disso, o trabalho aponta para a necessidade de uma educação mais contextualizada, que conecte os conteúdos de Química com a realidade dos alunos para combater o preconceito e a discriminação no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordInclusãopt_BR
dc.subject.keywordDiversidade de gêneropt_BR
dc.subject.keywordEnsino de químicapt_BR
dc.subject.keywordLGBTQIAP+pt_BR
dc.subject.keywordSTEMpt_BR
dc.subject.keyword2Inclusionpt_BR
dc.subject.keyword2Gender diversitypt_BR
dc.subject.keyword2Chemistry teachingpt_BR
dc.subject.keyword2LGBTQIAP+pt_BR
dc.subject.keyword2STEMpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Antoni Souza Strozzi.pdf725.3 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.