Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5096
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Inclusão no ensino de química : dificuldades e desafios encontrados no ensino da diversidade |
Autor(es): | Strozzi, Antoni Souza |
Orientador(a): | Anjos, Italo Curvelo dos |
Membro da Banca: | Anjos, Italo Curvelo dos |
Membro da Banca: | Pagan, Alice Alexandre |
Membro da Banca: | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Resumo : | O trabalho investiga a importância da inclusão da diversidade de gênero e sexualidade no ensino de Química, abordando os desafios enfrentados por professores e estudantes LGBTQIAP+. Destaca-se a relevância de criar um ambiente educacional inclusivo, onde a diversidade seja valorizada e estereótipos sejam desconstruídos. O estudo revisa práticas pedagógicas que promovem o respeito e a igualdade, defendendo uma formação docente alinhada aos Direitos Humanos. Além disso, o trabalho aponta para a necessidade de uma educação mais contextualizada, que conecte os conteúdos de Química com a realidade dos alunos para combater o preconceito e a discriminação no ambiente escolar. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study investigates the importance of including gender and sexual diversity in Chemistry teaching, addressing the challenges faced by LGBTQIAP+ teachers and students. It highlights the importance of creating an inclusive educational environment where diversity is valued, and stereotypes are deconstructed. The study reviews pedagogical practices that promote respect and equality, defending teacher training aligned with Human Rights. In addition, the study points to the need for more contextualized education that connects Chemistry content with students' reality to combat prejudice and discrimination in the school environment. |
Palavra-chave: | Inclusão Diversidade de gênero Ensino de química LGBTQIAP+ STEM |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Inclusion Gender diversity Chemistry teaching LGBTQIAP+ STEM |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Curso: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | STROZZI, Antoni Souza. Inclusão no ensino de química: dificuldades e desafios encontrados no ensino da diversidade. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5096 |
Data defesa documento: | 12-Nov-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Antoni Souza Strozzi.pdf | 725.3 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.