Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5096
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão no ensino de química : dificuldades e desafios encontrados no ensino da diversidade
Autor(es): Strozzi, Antoni Souza
Orientador(a): Anjos, Italo Curvelo dos
Membro da Banca: Anjos, Italo Curvelo dos
Membro da Banca: Pagan, Alice Alexandre
Membro da Banca: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Resumo : O trabalho investiga a importância da inclusão da diversidade de gênero e sexualidade no ensino de Química, abordando os desafios enfrentados por professores e estudantes LGBTQIAP+. Destaca-se a relevância de criar um ambiente educacional inclusivo, onde a diversidade seja valorizada e estereótipos sejam desconstruídos. O estudo revisa práticas pedagógicas que promovem o respeito e a igualdade, defendendo uma formação docente alinhada aos Direitos Humanos. Além disso, o trabalho aponta para a necessidade de uma educação mais contextualizada, que conecte os conteúdos de Química com a realidade dos alunos para combater o preconceito e a discriminação no ambiente escolar.
Resumo em lingua estrangeira: This study investigates the importance of including gender and sexual diversity in Chemistry teaching, addressing the challenges faced by LGBTQIAP+ teachers and students. It highlights the importance of creating an inclusive educational environment where diversity is valued, and stereotypes are deconstructed. The study reviews pedagogical practices that promote respect and equality, defending teacher training aligned with Human Rights. In addition, the study points to the need for more contextualized education that connects Chemistry content with students' reality to combat prejudice and discrimination in the school environment.
Palavra-chave: Inclusão
Diversidade de gênero
Ensino de química
LGBTQIAP+
STEM
Palavra-chave em lingua estrangeira: Inclusion
Gender diversity
Chemistry teaching
LGBTQIAP+
STEM
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Química - CUC - Licenciatura
Referência: STROZZI, Antoni Souza. Inclusão no ensino de química: dificuldades e desafios encontrados no ensino da diversidade. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5096
Data defesa documento: 12-Nov-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Antoni Souza Strozzi.pdf725.3 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.