Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5100
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Luz, câmera, ação : ensino de química e o cinema como estratégia para a discussão do papel da mulher na ciência
Autor(es): Santos, Maria Eduarda Cosmo de Souza
Orientador(a): Mello, Irene Cristina de
Coorientador: Santos, Laiene Maria Rodrigues dos
Membro da Banca: Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Santos, Laiene Maria Rodrigues dos
Membro da Banca: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Resumo : O uso de recursos didáticos alternativos, como o cinema, se tornou uma estratégia que pode enriquecer o ensino de Química. Dentre os diversos filmes produzidos, estão Radioactive e Cidade de Gelo, que utilizam uma narrativa para retratar as barreiras enfrentadas pelas mulheres e o seu papel na Ciência, abordando ao longo da trama conceitos científicos, aspectos históricos, desigualdade de gênero e o protagonismo feminino. Neste estudo, o objetivo foi analisar o potencial dos filmes supracitados para a discussão do papel da mulher na Ciência e quais as suas contribuições para o ensino de Química. Para tanto, utilizam uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo documental, uma vez que analisam os filmes. Buscamos a identificação de assuntos sobre os conhecimentos Químicos mencionados no decorrer das tramas e na determinação de trechos específicos que possam gerar debates e reflexões sobre o tema, investigando publicações relacionadas ao uso do cinema como recurso didático e na discussão do papel da mulher na Ciência. As categorias exploradas foram a ficha técnica, conhecimentos Químicos, potencialidades pedagógicas para a discussão do papel da mulher na Ciência e Ciência e Sociedade. Os resultados analisados evidenciam que os filmes possuem potencialidades para serem utilizados em sala de aula, pois contribuem para contextualizar conceitos científicos ao conectar a Ciência com o cotidiano, além disso, permite discussões sobre questões sociais, como a igualdade de gênero e o papel da mulher na Ciência. As cenas selecionadas apresentam-se como fontes potenciais para auxiliar na construção de conhecimentos Químicos, fomentar debates sobre o papel da mulher na Ciência e potencialidades pedagógicas para desenvolver e abordar novos conhecimentos Químicos e Históricos. Pode-se constatar que, por meio dessas narrativas, é possível promover uma aprendizagem mais participativa e significativa para os alunos, envolvendo conteúdos como a radioatividade, a história sobre os Elementos Químicos, figuras importantes para a Ciência devido as suas contribuições, experimentação no ensino de Química e a relevância significativa das mulheres para o avanço da Ciência. Ademais, a sua utilização na sala de aula pode formar um olhar mais crítico e reflexivo no estudante, essencial para compreender a Ciência como parte integrante e transformadora da sociedade, tornando assim, uma abordagem fundamental para o ensino de Química.
Palavra-chave: Ensino de química
Protagonismo feminino
Cinema
Radioactive
Cidade de gelo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Química - CUC - Licenciatura
Referência: SANTOS, Maria Eduarda Cosmo de Souza. Luz, câmera, ação: ensino de química e o cinema como estratégia para a discussão do papel da mulher na ciência. 2025. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5100
Data defesa documento: 11-Feb-2025
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2025_Maria Eduarda Cosmo de Souza Santos.pdf1.07 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.