Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Adelino-
dc.date.accessioned2025-08-20T16:57:24Z-
dc.date.available2025-05-28-
dc.date.available2025-08-20T16:57:24Z-
dc.date.issued2025-05-12-
dc.identifier.citationGOMES, Adelino. Elaboração de uma proposta de aprendizagem em química sobre energia renovável: biodiesel. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5160-
dc.description.abstractThe reform of Brazilian secondary education, implemented by Law No. 13,415/2017, introduced the Formative Itineraries as a strategy for curricular flexibility, with the aim of making education more connected to students' interests and local realities. In the State of Mato Grosso, this restructuring faces challenges such as limited infrastructure, lack of teacher training, and unequal access, especially in public schools. However, in 2024, a new legislation, Law 14,945, changed the distribution of the workload from 3,000 hours to 2,400 hours for Basic General Education, two weekly Chemistry classes, and 600 hours for the Formative Itineraries, with a weekly in-depth study of Chemistry. This study aimed to investigate the application of the Formative Itineraries in the context of Mato Grosso and propose an interdisciplinary education focused on the study of energy, with an emphasis on biodiesel. The methodology adopted was qualitative, through bibliographic research in recent sources, between the years 2018 and 2024. Complemented by the development of a proposal for in-depth study articulated in the contents of Chemistry, Biology, Physics and Geography, using active methodologies to promote meaningful learning and student protagonism. The choice of biodiesel as the thematic axis is justified by the economic and environmental relevance of the topic in the region, as well as its potential for integration between theory and practice in teaching. It is concluded that the contextualization of the curriculum through in-depth itineraries aligned with the local reality can contribute to a more critical, engaged and connected education with contemporary challenges.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Wilde Silva (wilde.silva@ufmt.br) on 2025-08-11T16:50:52Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_ADELINO GOMES.pdf: 397467 bytes, checksum: 087da5c4b1ea075b5fa110dad6278879 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Wilde Silva (wilde.silva@ufmt.br), reason: Meu longin não pode fazer aprovações na BDM on 2025-08-11T16:55:34Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Wilde Silva (wilde.silva@ufmt.br) on 2025-08-12T17:15:24Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_ADELINO GOMES.pdf: 397467 bytes, checksum: 087da5c4b1ea075b5fa110dad6278879 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2025-08-20T16:57:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_ADELINO GOMES.pdf: 397467 bytes, checksum: 087da5c4b1ea075b5fa110dad6278879 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-20T16:57:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_ADELINO GOMES.pdf: 397467 bytes, checksum: 087da5c4b1ea075b5fa110dad6278879 (MD5) Previous issue date: 2025-05-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleElaboração de uma proposta de aprendizagem em química sobre energia renovável : biodieselpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Osti, Renata Zachi de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5040691266263549pt_BR
dc.contributor.referee1Osti, Renata Zachi de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5040691266263549pt_BR
dc.contributor.referee2Wobeto, Carmen-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7629112688399234pt_BR
dc.contributor.referee3Dresch, Mauro André-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2779525668838132pt_BR
dc.description.resumoA reforma do Ensino médio brasileiro, implementada pela Lei nº 13.415/2017, introduziu os Itinerários Formativos como estratégia de flexibilização curricular, com o objetivo de tornar a educação mais conectada aos interesses dos estudantes e às realidades locais. No Estado de Mato Grosso, essa reestruturação enfrenta desafios como infraestrutura limitada, escassez de formação docente e desigualdade de acesso, especialmente nas escolas públicas. Porém, em 2024 uma nova Legislação, a Lei 14.945, alterou a distribuição da carga horária de 3.000 horas para 2.400 horas destinadas à Formação Geral Básica, duas aulas semanais de Química, e 600 horas para os Itinerários Formativos, com um aprofundamento semanal em Química. O presente trabalho teve como objetivo investigar a aplicação dos Itinerários Formativos no contexto matogrossense e propor uma educação interdisciplinar voltada ao estudo da energia, com ênfase no biodiesel. A metodologia adotada foi qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica em fontes recentes, entre os anos de 2018 e 2024. Complementada pela elaboração de uma proposta de aprofundamento articulada nos conteúdos de Química, Biologia, Física e Geografia, utilizando metodologias ativas para promover a aprendizagem significativa e o protagonismo estudantil. A escolha do biodiesel como eixo temático se justifica pela relevância econômica e ambiental do tema na região, bem como seu potencial de integração entre teoria e prática no ensino. Conclui-se que a contextualização do currículo por meio de Itinerários de aprofundamento alinhadas à realidade local pode contribuir para uma formação mais crítica, engajada e conectada com os desafios contemporâneos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordNovo ensino médiopt_BR
dc.subject.keywordItinerários formativospt_BR
dc.subject.keywordEnergias renováveispt_BR
dc.subject.keywordBiodieselpt_BR
dc.subject.keywordEducação interdisciplinarpt_BR
dc.subject.keyword2New high schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Training itinerariespt_BR
dc.subject.keyword2Renewable energiespt_BR
dc.subject.keyword2Biodieselpt_BR
dc.subject.keyword2Interdisciplinary educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_ADELINO GOMES.pdf388.15 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.