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http://bdm.ufmt.br/handle/1/5160
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Elaboração de uma proposta de aprendizagem em química sobre energia renovável : biodiesel |
Autor(es): | Gomes, Adelino |
Orientador(a): | Osti, Renata Zachi de |
Membro da Banca: | Osti, Renata Zachi de |
Membro da Banca: | Wobeto, Carmen |
Membro da Banca: | Dresch, Mauro André |
Resumo : | A reforma do Ensino médio brasileiro, implementada pela Lei nº 13.415/2017, introduziu os Itinerários Formativos como estratégia de flexibilização curricular, com o objetivo de tornar a educação mais conectada aos interesses dos estudantes e às realidades locais. No Estado de Mato Grosso, essa reestruturação enfrenta desafios como infraestrutura limitada, escassez de formação docente e desigualdade de acesso, especialmente nas escolas públicas. Porém, em 2024 uma nova Legislação, a Lei 14.945, alterou a distribuição da carga horária de 3.000 horas para 2.400 horas destinadas à Formação Geral Básica, duas aulas semanais de Química, e 600 horas para os Itinerários Formativos, com um aprofundamento semanal em Química. O presente trabalho teve como objetivo investigar a aplicação dos Itinerários Formativos no contexto matogrossense e propor uma educação interdisciplinar voltada ao estudo da energia, com ênfase no biodiesel. A metodologia adotada foi qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica em fontes recentes, entre os anos de 2018 e 2024. Complementada pela elaboração de uma proposta de aprofundamento articulada nos conteúdos de Química, Biologia, Física e Geografia, utilizando metodologias ativas para promover a aprendizagem significativa e o protagonismo estudantil. A escolha do biodiesel como eixo temático se justifica pela relevância econômica e ambiental do tema na região, bem como seu potencial de integração entre teoria e prática no ensino. Conclui-se que a contextualização do currículo por meio de Itinerários de aprofundamento alinhadas à realidade local pode contribuir para uma formação mais crítica, engajada e conectada com os desafios contemporâneos. |
Resumo em lingua estrangeira: | The reform of Brazilian secondary education, implemented by Law No. 13,415/2017, introduced the Formative Itineraries as a strategy for curricular flexibility, with the aim of making education more connected to students' interests and local realities. In the State of Mato Grosso, this restructuring faces challenges such as limited infrastructure, lack of teacher training, and unequal access, especially in public schools. However, in 2024, a new legislation, Law 14,945, changed the distribution of the workload from 3,000 hours to 2,400 hours for Basic General Education, two weekly Chemistry classes, and 600 hours for the Formative Itineraries, with a weekly in-depth study of Chemistry. This study aimed to investigate the application of the Formative Itineraries in the context of Mato Grosso and propose an interdisciplinary education focused on the study of energy, with an emphasis on biodiesel. The methodology adopted was qualitative, through bibliographic research in recent sources, between the years 2018 and 2024. Complemented by the development of a proposal for in-depth study articulated in the contents of Chemistry, Biology, Physics and Geography, using active methodologies to promote meaningful learning and student protagonism. The choice of biodiesel as the thematic axis is justified by the economic and environmental relevance of the topic in the region, as well as its potential for integration between theory and practice in teaching. It is concluded that the contextualization of the curriculum through in-depth itineraries aligned with the local reality can contribute to a more critical, engaged and connected education with contemporary challenges. |
Palavra-chave: | Novo ensino médio Itinerários formativos Energias renováveis Biodiesel Educação interdisciplinar |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | New high school Training itineraries Renewable energies Biodiesel Interdisciplinary education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Química - CUS |
Referência: | GOMES, Adelino. Elaboração de uma proposta de aprendizagem em química sobre energia renovável: biodiesel. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5160 |
Data defesa documento: | 12-May-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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