Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5296
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Experiências de uma estudante de Pedagogia na articulação pedagógica dos projetos que compõem o programa Pró-ENEM |
Autor(es): | Barros, Aryanne Mila de |
Orientador(a): | Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho |
Membro da Banca: | Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho |
Resumo : | O presente Dossiê é um trabalho de final de curso, apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, tendo como conteúdo memórias da trajetória escolar da autora e as experiências vividas por ela como pedagoga em formação no programa de extensão Pró-Enem. A abordagem de pesquisa adotada é a pesquisa qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas semiestruturadas. O Programa Integração Universidade e Sociedade Pró-Enem, é um cursinho popular que busca, através de suas aulas, prover aos estudantes da rede pública acesso a estudos preparatórios para o Enem, visando aumentar suas chances de ter um bom desempenho no Exame Nacional de Cursos e, assim, possibilitar seu ingresso no ensino superior. Para além disso, o Pró-Enem entende o estudante como protagonista que, através de oportunidades formativas, terá compreensão do papel que exerce na sociedade. |
Palavra-chave: | Pró-ENEM Articulação pedagógica de projetos de extensão Exame Nacional de Cursos Formação humana Metodologias ativas Inclusão social |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Pedagogia - CUC - Licenciatura |
Referência: | BARROS, Aryanne Mila de. Experiências de uma estudante de Pedagogia na articulação pedagógica dos projetos que compõem o programa Pró-ENEM. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5296 |
Data defesa documento: | 17-Dec-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOSSIE_2022_Aryanne Mila de Barros.pdf | 3.99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.