Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5296
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Experiências de uma estudante de Pedagogia na articulação pedagógica dos projetos que compõem o programa Pró-ENEM
Autor(es): Barros, Aryanne Mila de
Orientador(a): Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho
Membro da Banca: Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho
Resumo : O presente Dossiê é um trabalho de final de curso, apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, tendo como conteúdo memórias da trajetória escolar da autora e as experiências vividas por ela como pedagoga em formação no programa de extensão Pró-Enem. A abordagem de pesquisa adotada é a pesquisa qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas semiestruturadas. O Programa Integração Universidade e Sociedade Pró-Enem, é um cursinho popular que busca, através de suas aulas, prover aos estudantes da rede pública acesso a estudos preparatórios para o Enem, visando aumentar suas chances de ter um bom desempenho no Exame Nacional de Cursos e, assim, possibilitar seu ingresso no ensino superior. Para além disso, o Pró-Enem entende o estudante como protagonista que, através de oportunidades formativas, terá compreensão do papel que exerce na sociedade.
Palavra-chave: Pró-ENEM
Articulação pedagógica de projetos de extensão
Exame Nacional de Cursos
Formação humana
Metodologias ativas
Inclusão social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Pedagogia - CUC - Licenciatura
Referência: BARROS, Aryanne Mila de. Experiências de uma estudante de Pedagogia na articulação pedagógica dos projetos que compõem o programa Pró-ENEM. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5296
Data defesa documento: 17-Dec-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Pedagogia - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOSSIE_2022_Aryanne Mila de Barros.pdf3.99 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.