Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5297
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os desenhos animados “She-Ra e as Princesas do Poder” e “O Príncipe Dragão” na prática de construção identitária a partir de representações lésbicas e sáficas em animações : reconhecimento e modos de relacionar-se com a diferença
Autor(es): Arruda, Leticia Souza de
Orientador(a): Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho
Membro da Banca: Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho
Resumo : O presente documento consiste em um dossiê, que atua como trabalho de conclusão de curso, separado em dois momentos: o primeiro, consiste em um memorial e o segundo, em uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de investigação bibliográfica e aplicação e análise de dados obtidos a partir de um questionário online, que tem o objetivo de discutir o papel dos desenhos animados “She-Ra e as Princesas do Poder” e “O Príncipe Dragão” como instrumento pedagógico capaz de desencadear processos de subjetivação em sua audiência, através das representatividades lésbicas e/ou sáficas. O estudo foi realizado com a divulgação do questionário em portais/comunidades na plataforma Twitter. Os resultados alcançados indicaram a importância das animações na construção identitária e consequentemente o reconhecimento e a compreensão de si, e, também, como relacionar-se com a diferença.
Palavra-chave: Desenho animado
Representatividades
Lésbicas
Sáficas
She-Ra e as Princesas do Poder
O Príncipe Dragão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Pedagogia - CUC - Licenciatura
Referência: ARRUDA, Leticia Souza de. Os desenhos animados “She-Ra e as Princesas do Poder” e “O Príncipe Dragão” na prática de construção identitária a partir de representações lésbicas e sáficas em animações: reconhecimento e modos de relacionar-se com a diferença. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5297
Data defesa documento: 31-May-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Pedagogia - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOSSIE_2023_Leticia Souza de Arruda.pdf3.28 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.