Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5298
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Reviver, rever e recontar trilhas da vida e a temática indígena |
Autor(es): | Elias, Aline Serpa |
Orientador(a): | Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho |
Membro da Banca: | Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho |
Resumo : | Esse trabalho foi elaborado como quesito de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso. Sua estrutura se divide em uma narrativa de relatos pessoais de experiência de vida da autora, que abrange os caminhos percorridos em instituições escolares e o entrelaçamento desse período com a vida familiar. O ingresso no meio de trabalho artístico ainda na adolescência, trabalho este que se efetuou em diversos países e que formaram bases para as questões antropológicas abordadas posteriormente. A temática indígena nos livros didáticos e as consequências que diálogos do passado deixaram impressos na sociedade quando se trata de um olhar para essas comunidades e sua representatividade no desenvolvimento do país. A partir de uma pesquisa bibliográfica foram tratados assuntos que abrangem as filosofias contratuais e políticas de propriedades privadas e as questões étnico-raciais relacionadas ao etnocentrismo europeu presente nos livros didáticos. Será abordada ainda uma proposta de atividade que surge como um respiro de novos ares de esperança de uma educação mais inclusiva e livre dos preconceitos do passado. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work was elaborated as a requirement for the completion of the Degree in Pedagogy at the Federal University of Mato Grosso. Its structure is divided into a narrative of personal accounts of the author's life experience, which covers the paths taken in school institutions and the interweaving of this period with family life. The entry into artistic work while still in adolescence, work that was carried out in several countries and which formed the basis for the anthropological issues addressed later. The indigenous theme in schoolbooks and the consequences that past dialogues left imprinted on society when it comes to a look at these communities and their representativeness in the development of the country. Based on bibliographical research, subjects were treated that cover the contractual philosophies and policies of private properties and the ethnic-racial questions related to the European ethnocentrism present in the textbooks. A proposal for an activity that emerges as a breath of new hope for a more inclusive education free of past prejudices will also be addressed. |
Palavra-chave: | Temática indígena Estado de natureza Colonização Livros didáticos Xavante |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Indigenous theme state of nature Colonization Schoolbooks Xavante |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Pedagogia - CUC - Licenciatura |
Referência: | ELIAS, Aline Serpa. Reviver, rever e recontar trilhas da vida e a temática indígena. 2022. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5298 |
Data defesa documento: | 18-May-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aline Serpa Elias.pdf | 653.06 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.