Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5300
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A literatura infantil na construção da identidade negra como potência nos anos iniciais
Autor(es): Campos, Alexsandra Bruna de Assis
Orientador(a): Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho
Membro da Banca: Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho
Resumo : O presente trabalho consiste em um dossiê, constituído por um memorial e uma pesquisa bibliográfica, que discute as contribuições da Literatura Infantil na construção da identidade negra como potência nos anos iniciais. Ele está estruturado em três capítulos. O primeiro traz um memorial com os principais aspectos da vida pessoal da autora, descrevendo sua trajetória formativa e apresentando reflexões desde o período da educação infantil até as vivências na universidade. O segundo, por sua vez, discorre sobre vivências da autora nos estágios nãoobrigatório e obrigatório relacionadas ao racismo presente no cotidiano escolar. O terceiro, finalmente, aborda o tema da Literatura Infantil na construção da identidade negra enquanto potência nos anos iniciais. O trabalho tem como objetivo propor a construção de uma identidade negra positiva nos anos iniciais. Conclui-se então, que por meio da literatura infantil é possível construir uma educação antirracista, que valorize e a construa uma identidade positiva sobre a representatividade negra.
Resumo em lingua estrangeira: The present work is bibliographical research that discusses the contributions of Children's Literature in the construction of African descendant identity as a power in the early years. The work is structured in three chapters. The first one brings a memorial with the main aspects of the author's personal life, describing her formative trajectory and presenting reflections from the period of early childhood education to the experiences at the university. The second chapter, in turn, discusses the author's experiences in the non-mandatory and mandatory internships related to racism present in the school routine. The third, finally, addresses the theme of Children's Literature in the construction of African descendent identity as a power in the early years. The work aims to propose the construction of a positive black identity in the early years. It is concluded, then, that through children's literature it is possible to build an anti-racist education, which values black representation, through the construction of a positive identity.
Palavra-chave: Representatividade
Educação antirracista
Identidade negra
Palavra-chave em lingua estrangeira: Representativeness
Antiracist education
Black identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Pedagogia - CUC - Licenciatura
Referência: CAMPOS, Alexsandra Bruna de Assis. A literatura infantil na construção da identidade negra como potência nos anos iniciais. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5300
Data defesa documento: 12-Jun-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Pedagogia - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOSSIE_2023_Alexsandra Bruna de Assis Campos.pdf1.7 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.