Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5300
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A literatura infantil na construção da identidade negra como potência nos anos iniciais |
Autor(es): | Campos, Alexsandra Bruna de Assis |
Orientador(a): | Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho |
Membro da Banca: | Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho |
Resumo : | O presente trabalho consiste em um dossiê, constituído por um memorial e uma pesquisa bibliográfica, que discute as contribuições da Literatura Infantil na construção da identidade negra como potência nos anos iniciais. Ele está estruturado em três capítulos. O primeiro traz um memorial com os principais aspectos da vida pessoal da autora, descrevendo sua trajetória formativa e apresentando reflexões desde o período da educação infantil até as vivências na universidade. O segundo, por sua vez, discorre sobre vivências da autora nos estágios nãoobrigatório e obrigatório relacionadas ao racismo presente no cotidiano escolar. O terceiro, finalmente, aborda o tema da Literatura Infantil na construção da identidade negra enquanto potência nos anos iniciais. O trabalho tem como objetivo propor a construção de uma identidade negra positiva nos anos iniciais. Conclui-se então, que por meio da literatura infantil é possível construir uma educação antirracista, que valorize e a construa uma identidade positiva sobre a representatividade negra. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present work is bibliographical research that discusses the contributions of Children's Literature in the construction of African descendant identity as a power in the early years. The work is structured in three chapters. The first one brings a memorial with the main aspects of the author's personal life, describing her formative trajectory and presenting reflections from the period of early childhood education to the experiences at the university. The second chapter, in turn, discusses the author's experiences in the non-mandatory and mandatory internships related to racism present in the school routine. The third, finally, addresses the theme of Children's Literature in the construction of African descendent identity as a power in the early years. The work aims to propose the construction of a positive black identity in the early years. It is concluded, then, that through children's literature it is possible to build an anti-racist education, which values black representation, through the construction of a positive identity. |
Palavra-chave: | Representatividade Educação antirracista Identidade negra |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Representativeness Antiracist education Black identity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Pedagogia - CUC - Licenciatura |
Referência: | CAMPOS, Alexsandra Bruna de Assis. A literatura infantil na construção da identidade negra como potência nos anos iniciais. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5300 |
Data defesa documento: | 12-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOSSIE_2023_Alexsandra Bruna de Assis Campos.pdf | 1.7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.