Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamirez, Michelle Oliveira dos Santos-
dc.date.accessioned2025-09-01T20:24:43Z-
dc.date.available2023-06-12-
dc.date.available2025-09-01T20:24:43Z-
dc.date.issued2023-05-18-
dc.identifier.citationRAMIREZ, Michelle Oliveira dos Santos. Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem na educação infantil (crianças com 05 anos): potencialidades da avaliação mediadora. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5302-
dc.description.abstractThis Dossier attends the learning assessment topic in Early Childhood Education, focusing on the potential of mediating evaluations in working with five-year-old children. It was carried out with the objective of analyzing and reflecting on the practices and the assessment instruments used in Early Childhood Education, as well as how these are organized to monitor the development of children. The first chapter consists of a formative memoir of the author. The second chapter, in turn, presents bibliographical research on mediating assessments, based on the scientific production of the authors Jussara Hoffmann and Benigna Villas Boas, in resonance with the researcher's experiences. Evaluative procedures were also addressed, such as observation, interview, portfolio, and descriptive opinion. In this way, this work explores the practice of mediating assessment, defending that each child has its specificities and that is why the teacher needs to have an attentive regard to the teaching and learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-05-15T16:49:04Z No. of bitstreams: 1 DOSSIE_2023_Michelle Oliveira dos Santos Ramirez.pdf: 703831 bytes, checksum: 009afeeadec27778169011ecfe30a12e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-09-01T20:24:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOSSIE_2023_Michelle Oliveira dos Santos Ramirez.pdf: 703831 bytes, checksum: 009afeeadec27778169011ecfe30a12e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-01T20:24:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DOSSIE_2023_Michelle Oliveira dos Santos Ramirez.pdf: 703831 bytes, checksum: 009afeeadec27778169011ecfe30a12e (MD5) Previous issue date: 2023-05-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleReflexões sobre a avaliação da aprendizagem na educação infantil (crianças com 05 anos) : potencialidades da avaliação mediadorapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1637464987496730pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Nascimento, Antonio Luiz do-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0444969133890899pt_BR
dc.contributor.referee1Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1637464987496730pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Antonio Luiz do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0444969133890899pt_BR
dc.description.resumoEsse Dossiê aborda a temática da avaliação da aprendizagem na Educação Infantil, enfocando as potencialidades da avaliação mediadora no trabalho com crianças de cinco anos. Foi realizado com o objetivo de analisar e refletir sobre as práticas e os instrumentos avaliativos utilizados na Educação Infantil, bem como esses são usados para acompanhar o desenvolvimento das crianças. O primeiro capítulo consiste em um Memorial formativa da autora. O segundo capítulo, por sua vez, apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre o tema avaliação mediadora, a partir da produção científica das autoras Jussara Hoffmann e Benigna Villas Boas, em ressonância com as vivências da pesquisadora. Nele, foram também abordados alguns procedimentos avaliativos como a observação, a entrevista, o portfólio e o parecer descritivo. Dessa forma, esse trabalho explora a prática da avaliação mediadora defendendo que cada criança tem suas especificidades e que por isso o professor precisa ter um olhar e uma escuta atenta para o processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPedagogia - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keywordAvaliação mediadorapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem de crianças de 5 anospt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordInstrumentos avaliativospt_BR
dc.subject.keyword2Mediating assessmentspt_BR
dc.subject.keyword2Learning of 5 years old childrenpt_BR
dc.subject.keyword2Child educationpt_BR
dc.subject.keyword2Evaluative instrumentspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Pedagogia - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOSSIE_2023_Michelle Oliveira dos Santos Ramirez.pdf687.33 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.