Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5302
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ramirez, Michelle Oliveira dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-01T20:24:43Z | - |
dc.date.available | 2023-06-12 | - |
dc.date.available | 2025-09-01T20:24:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-18 | - |
dc.identifier.citation | RAMIREZ, Michelle Oliveira dos Santos. Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem na educação infantil (crianças com 05 anos): potencialidades da avaliação mediadora. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5302 | - |
dc.description.abstract | This Dossier attends the learning assessment topic in Early Childhood Education, focusing on the potential of mediating evaluations in working with five-year-old children. It was carried out with the objective of analyzing and reflecting on the practices and the assessment instruments used in Early Childhood Education, as well as how these are organized to monitor the development of children. The first chapter consists of a formative memoir of the author. The second chapter, in turn, presents bibliographical research on mediating assessments, based on the scientific production of the authors Jussara Hoffmann and Benigna Villas Boas, in resonance with the researcher's experiences. Evaluative procedures were also addressed, such as observation, interview, portfolio, and descriptive opinion. In this way, this work explores the practice of mediating assessment, defending that each child has its specificities and that is why the teacher needs to have an attentive regard to the teaching and learning process. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-05-15T16:49:04Z No. of bitstreams: 1 DOSSIE_2023_Michelle Oliveira dos Santos Ramirez.pdf: 703831 bytes, checksum: 009afeeadec27778169011ecfe30a12e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-09-01T20:24:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOSSIE_2023_Michelle Oliveira dos Santos Ramirez.pdf: 703831 bytes, checksum: 009afeeadec27778169011ecfe30a12e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-01T20:24:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DOSSIE_2023_Michelle Oliveira dos Santos Ramirez.pdf: 703831 bytes, checksum: 009afeeadec27778169011ecfe30a12e (MD5) Previous issue date: 2023-05-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem na educação infantil (crianças com 05 anos) : potencialidades da avaliação mediadora | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1637464987496730 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Nascimento, Antonio Luiz do | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0444969133890899 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1637464987496730 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Antonio Luiz do | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0444969133890899 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse Dossiê aborda a temática da avaliação da aprendizagem na Educação Infantil, enfocando as potencialidades da avaliação mediadora no trabalho com crianças de cinco anos. Foi realizado com o objetivo de analisar e refletir sobre as práticas e os instrumentos avaliativos utilizados na Educação Infantil, bem como esses são usados para acompanhar o desenvolvimento das crianças. O primeiro capítulo consiste em um Memorial formativa da autora. O segundo capítulo, por sua vez, apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre o tema avaliação mediadora, a partir da produção científica das autoras Jussara Hoffmann e Benigna Villas Boas, em ressonância com as vivências da pesquisadora. Nele, foram também abordados alguns procedimentos avaliativos como a observação, a entrevista, o portfólio e o parecer descritivo. Dessa forma, esse trabalho explora a prática da avaliação mediadora defendendo que cada criança tem suas especificidades e que por isso o professor precisa ter um olhar e uma escuta atenta para o processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação (IE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Pedagogia - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação mediadora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem de crianças de 5 anos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instrumentos avaliativos | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Mediating assessments | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Learning of 5 years old children | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Child education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Evaluative instruments | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOSSIE_2023_Michelle Oliveira dos Santos Ramirez.pdf | 687.33 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.