Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5302
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem na educação infantil (crianças com 05 anos) : potencialidades da avaliação mediadora |
Autor(es): | Ramirez, Michelle Oliveira dos Santos |
Orientador(a): | Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho |
Coorientador: | Nascimento, Antonio Luiz do |
Membro da Banca: | Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho |
Membro da Banca: | Nascimento, Antonio Luiz do |
Resumo : | Esse Dossiê aborda a temática da avaliação da aprendizagem na Educação Infantil, enfocando as potencialidades da avaliação mediadora no trabalho com crianças de cinco anos. Foi realizado com o objetivo de analisar e refletir sobre as práticas e os instrumentos avaliativos utilizados na Educação Infantil, bem como esses são usados para acompanhar o desenvolvimento das crianças. O primeiro capítulo consiste em um Memorial formativa da autora. O segundo capítulo, por sua vez, apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre o tema avaliação mediadora, a partir da produção científica das autoras Jussara Hoffmann e Benigna Villas Boas, em ressonância com as vivências da pesquisadora. Nele, foram também abordados alguns procedimentos avaliativos como a observação, a entrevista, o portfólio e o parecer descritivo. Dessa forma, esse trabalho explora a prática da avaliação mediadora defendendo que cada criança tem suas especificidades e que por isso o professor precisa ter um olhar e uma escuta atenta para o processo de ensino e aprendizagem. |
Resumo em lingua estrangeira: | This Dossier attends the learning assessment topic in Early Childhood Education, focusing on the potential of mediating evaluations in working with five-year-old children. It was carried out with the objective of analyzing and reflecting on the practices and the assessment instruments used in Early Childhood Education, as well as how these are organized to monitor the development of children. The first chapter consists of a formative memoir of the author. The second chapter, in turn, presents bibliographical research on mediating assessments, based on the scientific production of the authors Jussara Hoffmann and Benigna Villas Boas, in resonance with the researcher's experiences. Evaluative procedures were also addressed, such as observation, interview, portfolio, and descriptive opinion. In this way, this work explores the practice of mediating assessment, defending that each child has its specificities and that is why the teacher needs to have an attentive regard to the teaching and learning process. |
Palavra-chave: | Avaliação mediadora Aprendizagem de crianças de 5 anos Educação infantil Instrumentos avaliativos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Mediating assessments Learning of 5 years old children Child education Evaluative instruments |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Curso: | Pedagogia - CUC - Licenciatura |
Referência: | RAMIREZ, Michelle Oliveira dos Santos. Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem na educação infantil (crianças com 05 anos): potencialidades da avaliação mediadora. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5302 |
Data defesa documento: | 18-Mai-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOSSIE_2023_Michelle Oliveira dos Santos Ramirez.pdf | 687.33 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.