Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5304
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições da avaliação informal no processo formativo de crianças do quinto ano do ensino fundamental : uma visão humanizada de uma pedagoga em formação
Autor(es): Silva, Karoline Moura Santos da
Orientador(a): Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho
Membro da Banca: Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho
Resumo : Neste dossiê, é abordada avaliação informal com base no estudo de texto da autora Benigna Villas Boas (2008; 2010), a partir de um olhar sensível e humanizado voltado especificamente para um estudante de quinto ano do ensino fundamental cujo nome é Pequi (fictício). No estudo apresentado a seguir, a avaliação informal está presente a todo o momento em que o estudante permanece na escola, no entanto, o foco desse texto é a relação estudante e educador e como o olhar desse educador pode ser poderoso tanto positivamente quanto negativamente. Sendo assim, inicialmente se faz necessário contextualizar sobre a avaliação formativa e, logo em seguida, as especificidades da avaliação informal. Como avaliação informal está ligada na construção do processo formativo para criança de quinto ano do ensino fundamental.
Palavra-chave: Avaliação informal
Avaliação formativa
Memorial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Pedagogia - CUC - Licenciatura
Referência: SILVA, Karoline Moura Santos da. Contribuições da avaliação informal no processo formativo de crianças do quinto ano do ensino fundamental: uma visão humanizada de uma pedagoga em formação. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5304
Data defesa documento: 31-May-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Pedagogia - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOSSIE_2023_Karoline Moura Santos da Silva.pdf704.04 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.