Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5467
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os avanços da gestão democrática na Escola Municipal Basiliano do Carmo de Jesus
Autor(es): Cardoso Neto, Antônio Pilar
Orientador(a): Mello, Neide Moraes de
Coorientador: Barreto, Neila Maria Souza
Membro da Banca: Mello, Neide Moraes de
Membro da Banca: Barreto, Neila Maria Souza
Resumo : Partindo da concepção de Paulo Freire no que se refere a conscientização de que “ninguém educa ninguém, os homens aprendem comunitariamente” (FREIRE, 1970,p.68), defendemos a idéia de que pela troca de saberes entre a Gestão Escolar e a comunidade é possível criar um processo que favoreça a autonomia da escola quanto a seus que - fazeres frente a comunidade na qual está inserida. A gestão democrática na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9394/96, foi uma conquista dos segmentos populares, em especial dos educadores, que lutaram para que esse princípio fosse contemplado em lei. Vislumbrar uma prática pedagógica na qual a democratização pode dar um outro curso para o caminho pelo qual a educação está seguindo, torna-se uma ação que conscientiza o indivíduo quanto a sua postura como cidadão e sobre tudo leva-o a refletir sobre a consciência de si mesmo e de como este “eu” poderá agir para mudar a realidade que o cerca. Para tanto, a Gestão Democrática pode ser o inicio da construção de um novo caminho para a concretização de uma escola que estabeleça princípios de cidadania, direito e democracia nos indivíduos que dela façam parte.
Resumo em lingua estrangeira: Based on the design of Paulo Freire in relation to awareness that "no one educates anyone, men learn in community" (Freire, 1970, p.68), we defend the idea that the exchange of knowledge between the school management and the community is possible to create a process that favors the autonomy of the school and that their - doings against the community in which it operates. The democratic management of the Law of Guidelines and Bases of National Education, n. 9394/96 was an achievement of the popular segments, especially educators, who fought for that principle to be contemplated by law. Observe a pedagogical practice in which democratization can take another course for the way in which education is followed, it becomes an action that educates the individual and his posture as a citizen and everything leads him to reflect on the knowledge yourself and how this "I" can act to change the reality that surrounds him. To this end, the Democratic Management can be the start of construction of a new path for the realization of a school that provides principles of citizenship, law and democracy in individuals who are part of it. The present study aims to contextualize the Democratic Administration in the School Basiliano do Carmo de Jesus.Analyzing the theoretical and the practical implementation of it, observing how the democratic process works, and also recognizing the challenges faced by school servers.
Palavra-chave: Gestão democrática
Cidadania
Desafios
Políticas públicas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Democratic management
Citizenship
Challenges
Public policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Programa: Gestão Pública - CUC
Referência: CARDOSO NETO, Antônio Pilar. Os avanços da gestão democrática na Escola Municipal Basiliano do Carmo de Jesus. 2012. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5467
Data defesa documento: 2012
Aparece na(s) coleção(ções):Gestão Pública (modalidade EAD)

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2012_Antônio Pilar Cardoso Neto.pdf337.45 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.