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dc.creatorSampaio, Vinicius Oliveira-
dc.date.accessioned2025-09-26T18:27:13Z-
dc.date.available2025-05-30-
dc.date.available2025-09-26T18:27:13Z-
dc.date.issued2025-03-19-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Vinicius Oliveira. Os impactos econômicos e logísticos da conclusão da pavimentação do trecho BR-163/MT/PA na consolidação das exportações de granéis agrícolas pelo Arco Norte. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transporte) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5498-
dc.description.abstractThis work aims to understand the economic and logistical impacts through investigation and analysis of the completion of the paving section BR163/MT/PA, between Sorriso (MT) and the Miritituba’s district (Itaituba, PA). This research is conducted by collecting cargo movement data, utilizing Excel software as a tool, and drawing upon sources from agricultural and transportation organizations. Before the road was paved, the transportation of these products was hampered by poor road conditions, which limited the flow capacity and increased logistics costs. With the improved pavement, although not yet fully completed in the entire extension of BR-163 highway, there has been an improvement in the transportation infrastructure, allowing for a more efficient and safer flow of agricultural bulk. This results in benefits for both rural producers and end consumers, as well as making it possible to reduce transportation costs, since vehicles can travel with greater speed and load capacity. The Pavement also facilitates access to the Northern Arc ports, such as Santarém, Barcarena and Vila do Conde, speeding up the export process. Today, the region has become a competitive route for transporting these products, offering a more viable alternative to the ports of southern and southeastern Brazil. Therefore, the paving of BR-163 has had a significant influence on consolidating the exports of agricultural bulk goods through the Northern Arc.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-09-26T18:26:52Z No. of bitstreams: 1 TCC___VINICIUS_OLIVEIRA_SAMPAIO.pdf: 1487480 bytes, checksum: 60832031778c4fb4a4a0462281e767c1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-09-26T18:27:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC___VINICIUS_OLIVEIRA_SAMPAIO.pdf: 1487480 bytes, checksum: 60832031778c4fb4a4a0462281e767c1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-26T18:27:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC___VINICIUS_OLIVEIRA_SAMPAIO.pdf: 1487480 bytes, checksum: 60832031778c4fb4a4a0462281e767c1 (MD5) Previous issue date: 2025-03-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs impactos econômicos e logísticos da conclusão da pavimentação do trecho BR-163/MT/PA na consolidação das exportações de granéis agrícolas pelo Arco Nortept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bender, Juliane Erika Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1650374970304038pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Ana Paula Magalhães da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2746985541720497pt_BR
dc.contributor.referee1Bender, Juliane Érika Cavalcante-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1650374970304038pt_BR
dc.contributor.referee2Donato, Marina-
dc.contributor.referee3Batista, Victória Gabriela da Paz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8069465889621743pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca compreender os impactos econômicos e logísticos através de investigação e análise da conclusão da pavimentação do trecho BR-163/MT/PA, entre Sorriso (MT) e o distrito de Miritituba (Itaituba, PA), conduzida pela coleta de dados de movimento de carga, utilizando como recurso o Software Excel, e como fontes, os órgãos vinculados à agricultura e transporte. Antes da pavimentação, o transporte desses produtos era dificultado pelas condições precárias da estrada, o que limitava a capacidade de escoamento e aumentava os custos logísticos. Com a pavimentação melhorada, porém ainda não totalmente concluída na extensão total da rodovia BR163, houve uma melhoria na infraestrutura de transporte, permitindo um fluxo mais eficiente e seguro dos granéis agrícolas. Isso resulta em benefícios tanto para os produtores rurais quanto para os consumidores finais, além de possibilitar uma redução nos custos de transporte, uma vez que os veículos podem trafegar com maior velocidade e capacidade de carga. A pavimentação também facilita o acesso aos portos do Arco Norte, como Santarém, Barcarena e Vila do Conde, agilizando o processo de exportação. Atualmente, a região se tornou uma rota competitiva para o escoamento desses produtos, oferecendo uma alternativa mais viável em comparação com os portos do Sul e Sudeste do Brasil, portanto, a pavimentação da BR-163 teve uma influência significativa na consolidação das exportações de granéis agrícolas pelo Arco Norte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia – Várzea Grandept_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUVG - Várzea Grandept_BR
dc.publisher.programEngenharia de Transportes - CUVGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.keywordGranéispt_BR
dc.subject.keywordInfraestruturapt_BR
dc.subject.keywordNortept_BR
dc.subject.keywordPavimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordTransportept_BR
dc.subject.keyword2Bulkpt_BR
dc.subject.keyword2Infrastructurept_BR
dc.subject.keyword2Northpt_BR
dc.subject.keyword2Pavementpt_BR
dc.subject.keyword2Transportationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Transportes - Várzea Grande

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