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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os impactos econômicos e logísticos da conclusão da pavimentação do trecho BR-163/MT/PA na consolidação das exportações de granéis agrícolas pelo Arco Norte
Autor(es): Sampaio, Vinicius Oliveira
Orientador(a): Bender, Juliane Erika Cavalcante
Coorientador: Silva, Ana Paula Magalhães da
Membro da Banca: Bender, Juliane Érika Cavalcante
Membro da Banca: Donato, Marina
Membro da Banca: Batista, Victória Gabriela da Paz
Resumo : Este trabalho busca compreender os impactos econômicos e logísticos através de investigação e análise da conclusão da pavimentação do trecho BR-163/MT/PA, entre Sorriso (MT) e o distrito de Miritituba (Itaituba, PA), conduzida pela coleta de dados de movimento de carga, utilizando como recurso o Software Excel, e como fontes, os órgãos vinculados à agricultura e transporte. Antes da pavimentação, o transporte desses produtos era dificultado pelas condições precárias da estrada, o que limitava a capacidade de escoamento e aumentava os custos logísticos. Com a pavimentação melhorada, porém ainda não totalmente concluída na extensão total da rodovia BR163, houve uma melhoria na infraestrutura de transporte, permitindo um fluxo mais eficiente e seguro dos granéis agrícolas. Isso resulta em benefícios tanto para os produtores rurais quanto para os consumidores finais, além de possibilitar uma redução nos custos de transporte, uma vez que os veículos podem trafegar com maior velocidade e capacidade de carga. A pavimentação também facilita o acesso aos portos do Arco Norte, como Santarém, Barcarena e Vila do Conde, agilizando o processo de exportação. Atualmente, a região se tornou uma rota competitiva para o escoamento desses produtos, oferecendo uma alternativa mais viável em comparação com os portos do Sul e Sudeste do Brasil, portanto, a pavimentação da BR-163 teve uma influência significativa na consolidação das exportações de granéis agrícolas pelo Arco Norte.
Resumo em lingua estrangeira: This work aims to understand the economic and logistical impacts through investigation and analysis of the completion of the paving section BR163/MT/PA, between Sorriso (MT) and the Miritituba’s district (Itaituba, PA). This research is conducted by collecting cargo movement data, utilizing Excel software as a tool, and drawing upon sources from agricultural and transportation organizations. Before the road was paved, the transportation of these products was hampered by poor road conditions, which limited the flow capacity and increased logistics costs. With the improved pavement, although not yet fully completed in the entire extension of BR-163 highway, there has been an improvement in the transportation infrastructure, allowing for a more efficient and safer flow of agricultural bulk. This results in benefits for both rural producers and end consumers, as well as making it possible to reduce transportation costs, since vehicles can travel with greater speed and load capacity. The Pavement also facilitates access to the Northern Arc ports, such as Santarém, Barcarena and Vila do Conde, speeding up the export process. Today, the region has become a competitive route for transporting these products, offering a more viable alternative to the ports of southern and southeastern Brazil. Therefore, the paving of BR-163 has had a significant influence on consolidating the exports of agricultural bulk goods through the Northern Arc.
Palavra-chave: Granéis
Infraestrutura
Norte
Pavimentação
Transporte
Palavra-chave em lingua estrangeira: Bulk
Infrastructure
North
Pavement
Transportation
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUVG - Várzea Grande
Departamento: Instituto de Engenharia – Várzea Grande
Programa: Engenharia de Transportes - CUVG
Referência: SAMPAIO, Vinicius Oliveira. Os impactos econômicos e logísticos da conclusão da pavimentação do trecho BR-163/MT/PA na consolidação das exportações de granéis agrícolas pelo Arco Norte. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transporte) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5498
Data defesa documento: 19-Mar-2025
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Transportes - Várzea Grande

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