Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5498
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os impactos econômicos e logísticos da conclusão da pavimentação do trecho BR-163/MT/PA na consolidação das exportações de granéis agrícolas pelo Arco Norte |
Autor(es): | Sampaio, Vinicius Oliveira |
Orientador(a): | Bender, Juliane Erika Cavalcante |
Coorientador: | Silva, Ana Paula Magalhães da |
Membro da Banca: | Bender, Juliane Érika Cavalcante |
Membro da Banca: | Donato, Marina |
Membro da Banca: | Batista, Victória Gabriela da Paz |
Resumo : | Este trabalho busca compreender os impactos econômicos e logísticos através de investigação e análise da conclusão da pavimentação do trecho BR-163/MT/PA, entre Sorriso (MT) e o distrito de Miritituba (Itaituba, PA), conduzida pela coleta de dados de movimento de carga, utilizando como recurso o Software Excel, e como fontes, os órgãos vinculados à agricultura e transporte. Antes da pavimentação, o transporte desses produtos era dificultado pelas condições precárias da estrada, o que limitava a capacidade de escoamento e aumentava os custos logísticos. Com a pavimentação melhorada, porém ainda não totalmente concluída na extensão total da rodovia BR163, houve uma melhoria na infraestrutura de transporte, permitindo um fluxo mais eficiente e seguro dos granéis agrícolas. Isso resulta em benefícios tanto para os produtores rurais quanto para os consumidores finais, além de possibilitar uma redução nos custos de transporte, uma vez que os veículos podem trafegar com maior velocidade e capacidade de carga. A pavimentação também facilita o acesso aos portos do Arco Norte, como Santarém, Barcarena e Vila do Conde, agilizando o processo de exportação. Atualmente, a região se tornou uma rota competitiva para o escoamento desses produtos, oferecendo uma alternativa mais viável em comparação com os portos do Sul e Sudeste do Brasil, portanto, a pavimentação da BR-163 teve uma influência significativa na consolidação das exportações de granéis agrícolas pelo Arco Norte. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work aims to understand the economic and logistical impacts through investigation and analysis of the completion of the paving section BR163/MT/PA, between Sorriso (MT) and the Miritituba’s district (Itaituba, PA). This research is conducted by collecting cargo movement data, utilizing Excel software as a tool, and drawing upon sources from agricultural and transportation organizations. Before the road was paved, the transportation of these products was hampered by poor road conditions, which limited the flow capacity and increased logistics costs. With the improved pavement, although not yet fully completed in the entire extension of BR-163 highway, there has been an improvement in the transportation infrastructure, allowing for a more efficient and safer flow of agricultural bulk. This results in benefits for both rural producers and end consumers, as well as making it possible to reduce transportation costs, since vehicles can travel with greater speed and load capacity. The Pavement also facilitates access to the Northern Arc ports, such as Santarém, Barcarena and Vila do Conde, speeding up the export process. Today, the region has become a competitive route for transporting these products, offering a more viable alternative to the ports of southern and southeastern Brazil. Therefore, the paving of BR-163 has had a significant influence on consolidating the exports of agricultural bulk goods through the Northern Arc. |
Palavra-chave: | Granéis Infraestrutura Norte Pavimentação Transporte |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Bulk Infrastructure North Pavement Transportation |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUVG - Várzea Grande |
Departamento: | Instituto de Engenharia – Várzea Grande |
Curso: | Engenharia de Transportes - CUVG |
Referência: | SAMPAIO, Vinicius Oliveira. Os impactos econômicos e logísticos da conclusão da pavimentação do trecho BR-163/MT/PA na consolidação das exportações de granéis agrícolas pelo Arco Norte. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transporte) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5498 |
Data defesa documento: | 19-Mar-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia de Transportes - Várzea Grande |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC___VINICIUS_OLIVEIRA_SAMPAIO.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.