Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/794
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O direito ao esquecimento segundo entendimento jurisprudencial
Autor(es): Silva, Elaine Brandão Silvério da
Orientador(a): Samaniego, Daniela Paes Moreira
Membro da Banca: Samaniego, Daniela Paes Moreira
Resumo : A evolução tecnológica que o homem tem vivenciado nos últimos tempos tem permitido o acesso e o compartilhamento de todo tipo de conteúdo. Como consequência dessa nova realidade começam a surgir conflitos entre o direito à informação e o resguardo a privacidade e intimidade. O direito ao esquecimento passa a ser inserido nesse cenário como forma de coibir a propagação desmedida de fatos constrangedores e/ou desabonadores ligados ao passado de terceiros. Harmonizar esse direito com as liberdades comunicativas tem sido um dos maiores desafios da jurisprudência nacional. Os contrários ao direito ao esquecimento afirmam que o seu reconhecimento de forma indistinta aniquila a memória coletiva e abre caminhos para a censura. Já a corrente favorável defende o resguardo do passado como forma de coibir os excessos cometidos pelas mídias na propagação de dados de terceiros. Diante desse cenário conflitante em 2013 foram trazidos ao Superior Tribunal de Justiça dois casos sobre o conflito do direito à informação e o esquecimento. A decisão proferida por esta Nobre Casa estabeleceu novas diretrizes para o reconhecimento do direito ao esquecimento no Brasil. Diante da crescente demanda nos tribunais brasileiros pela tutela deste direito, o Supremo Tribunal Federal por meio do Recurso Extraordinário do caso conhecido como “Aida Curi” reconheceu a repercussão geral do direito ao esquecimento. A decisão que será proferida trará grande impacto nas relações sociais, pois em tempos de modernidade líquida estabelecer critérios para divulgação de conteúdo poderá ser considerado um retrocesso no desenvolvimento social.
Palavra-chave: Direito da personalidade
Privacidade
Direito ao esquecimento
Direito à informação
Conflito entre os direitos da personalidade
Jurisprudência no Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Direito (FD)
Programa: Direito Civil Contemporâneo - CUC
Referência: SILVA, Elaine Brandão Silvério da. O direito ao esquecimento segundo entendimento jurisprudencial. 2017. 67 f. TCC (Especialização em Direito Civil Contemporâneo) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Direito, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/794
Data defesa documento: 10-Oct-2017
Aparece na(s) coleção(ções):Direito Civil Contemporâneo

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2017_Elaine Brandão Silvério da Silva.pdf624.21 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.