Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/873
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A avaliação de desempenho funcional durante o estágio probatório : estudo de caso na Polícia Judiciária Civil do estado de Mato Grosso : avaliação dos escrivães e investigadores no período 2011 a 2014
Autor(es): Silva, Laudeval Freitas da
Orientador(a): Menezes, Leuza Maria Batista
Membro da Banca: Menezes, Leuza Maria Batista
Membro da Banca: Leal, Gabriel Rodrigues
Membro da Banca: Almeida, Angela Maria Teixeira de
Resumo : Este trabalho teve por objetivo geral proceder a uma análise do modelo de avaliação de desempenho funcional, durante o estágio probatório, atualmente realizado pela Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso, analisando-se o formulário utilizado, como também a condução do processo em si, abrangendo, desde o preenchimento do formulário (Ficha de Avaliação), pelos avaliadores e a análise final pela Comissão Permanente de Avaliação. Como objetivos específicos, pretendeu-se elencar as inconsistências do atual formulário utilizado; tecer críticas ao processo avaliativo; demonstrar os prejuízos decorrentes da ausência de efetivo acompanhamento do desempenho; demonstrar que, antes de ser instrumento de punição, a avaliação é uma importantíssima ferramenta de valorização dos servidores; propor alterações no formulário utilizado, padronizando-se indicadores, conceitos e critérios de avaliações; mudanças na condução do processo por meio da elaboração de roteiros-padrões; e capacitação dos envolvidos, buscando comparar os modelos de avaliações de outras instituições e organizações. Definiu-se como problema a ser pesquisado as conseqüências da utilização do atual formulário de avaliação e da má condução dos processos avaliativos, projetando-se as seguintes hipóteses: de que não há nenhuma conseqüência; de que servidores adquirem a estabilidade no serviço público, sem terem o perfil necessário para o cargo; e a exoneração de excelentes profissionais. O estudo poderá trazer benefícios tanto para a Instituição, Polícia Judiciária Civil, quanto para os próprios servidores de modo geral, avaliadores e avaliados. Demonstra que o formulário de avaliação de desempenho funcional adotado pela Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso necessita de adequações; que o processo de avaliação em si requer aprimoramento; que os gestores carecem de capacitações específicas sobre avaliação de desempenho, assim como também os servidores de um modo geral, para que conheçam o processo de avaliação de desempenho funcional; que a Instituição sofre as consequências do não acompanhamento do desempenho de seus servidores, acarretando a instauração de procedimentos administrativos e criminais, resultando em aplicação de sanções diversas, chegando-se até à perda de servidores, pela demissão. Os servidores terão a oportunidade de conhecer e participar diretamente do processo de avaliação de desempenho funcional, alcançando resultados positivos, pois terão ciência de como estarão sendo vistos pelos seus superiores, com a possibilidade de ajustamento/adequação de conduta e de desempenho. Ao final, pretende-se compartilhar o resultado do estudo com todas as Unidades da Polícia Judiciária Civil do Estado/MT.
Resumo em lingua estrangeira: Este trabajo tuvo por objetivo general proceder a un análisis del modelo de evaluación de desempeño funcional, durante el periodo probatorio, actualmente realizado por la Policía Judiciaria Civil del Estado de Mato Grosso, analizándose el formulario utilizado, como también la conducción del proceso en sí mismo, extendiendo, desde el apuntamiento del formulario (hoja de evaluación), por los evaluadores y el análisis final por la Comisión Permanente de Evaluación. Como objetivos específicos, se pretendió apuntar las inconsistencias del actual formulario utilizado; hacer críticas al proceso evaluativo; demostrar los prejuicios advenidos de la ausencia de efectivo acompañamiento del desempeño; demostrar que, antes de ser un instrumento de punición, la evaluación es una importantísima herramienta de valoración de los servidores; proponer cambios en el formulario utilizado, estandarizándose indicadores, conceptos y criterios de evaluaciones; cambios en la conclusión del proceso por medio de la elaboración de guiones-modelos; y capacitación de los envueltos, buscando comparar los modelos de evaluaciones de otras instituciones y organizaciones. Se definió como problema a ser pesquisado las consecuencias de la utilización del actual formulario de evaluación y de la mala conducción de los procesos evaluativos, proyectándose las siguientes hipótesis: de que no hay ninguna consecuencia de que servidores adquieran la estabilidad en el servicio público, sin tener el perfil necesario para el cargo; y la exoneración de excelentes profesionales. El estudio podrá traer beneficios tanto para la Institución, Policía Judiciaria Civil, como para los propios servidores en general, evaluadores y evaluados. Demuestra que el formulario de evaluación de desempeño funcional adoptado por la Policía Judiciaria Civil del Estado de Mato Grosso necesita de adecuaciones; que el proceso de evaluación en sí mismo requiere mejoramiento; que los gestores necesitan capacitaciones específicas sobre evaluación de desempeño, como también los servidores de un modo general, para que conozcan el proceso de evaluación de desempeño funcional; que la Institución sufre las consecuencias del no acompañamiento del desempeño de sus servidores, generando la instauración de procedimientos administrativos y criminales, resultando en aplicación de sanciones diversas, llegándose hasta la pérdida de servidores, por la demisión. Los servidores tendrán la oportunidad de conocer y participar directamente del proceso de evaluación de desempeño funcional, alcanzando resultados positivos, pues tendrán ciencia de cómo son vistos por sus superiores, con la posibilidad de ajustamiento/adecuación de conducta y de desempeño. Al final, se pretende compartir el resultado del estudio con todas las Unidades de la Policía Judiciaria Civil del Estado/MT.
Palavra-chave: Avaliação
Desempenho funcional
Estágio probatório
Polícia judiciária civil
Estado Mato Grosso
Palavra-chave em lingua estrangeira: Evaluación
Desempeño funcional
Periodo probatorio
Policía judiciaria civil
Estado Mato Grosso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Gestão de Segurança Pública - CUC
Referência: SILVA, Laudeval Freitas da. A avaliação de desempenho funcional durante o estágio probatório: estudo de caso na Polícia Judiciária Civil do estado de Mato Grosso: avaliação dos escrivães e investigadores no período 2011 a 2014. 2014. 87 f. TCC (Especialização em Gestão de Segurança Pública) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/873
Data defesa documento: 10-Dec-2014
Aparece na(s) coleção(ções):Gestão de Segurança Pública

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2014_Laudeval Freitas da Silva.pdf849.47 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.