Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1586
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A “teoria do precedente” e os microssistemas de vinculação decisória adotados no Código de Processo Civil
Autor(es): Brandão, Isabela Faria
Orientador(a): Vidal, Marcio
Membro da Banca: Vidal, Marcio
Resumo : Os países de colonização anglo-saxã adotam como sistema jurídico a common law, valendo-se da Teoria do Precedente Judicial para atribuir às decisões força de principal fonte do direito, que produzem efeitos vinculantes e gerais. Diante da massificação das demandas judiciais, o ordenamento jurídico pátrio vem tentando importar os mecanismos de vinculação das decisões judiciais retromencionados em território nacional, com a dupla finalidade de trazer segurança jurídica através da uniformização dos seus julgados, bem como celeridade processual. Contudo, no Brasil não se pode falar na adoção da “Teoria do Precedente Judicial” tal como é aplicado na common law, porque aqui, a eficácia atribuída às decisões judiciais decorre de lei, em sentido amplo, enquanto que a eficácia do precedente judicial, naquele sistema, advém do respeito historicamente atribuído às decisões judiciais. O Novo Código de Processo Civil instituiu um sistema inspirado nos precedentes vinculantes, prevendo a possibilidade de produção de julgados com tal eficácia não apenas pelos tribunais superiores, mas igualmente pelos tribunais de segundo grau. Nessa linha, o art. 927 do novo Código definiu, como entendimentos a serem obrigatoriamente observados pelas demais instâncias: (i) as súmulas vinculantes, (ii) as decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal em sede de controle concentrado da constitucionalidade, (iii) os acórdãos proferidos em julgamento com repercussão geral ou em recurso extraordinário ou especial repetitivo, (iv) os julgados dos tribunais proferidos em incidente de resolução de demanda repetitiva e (v) em incidente de assunção de competência, (vi) os enunciados das súmulas da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça e (vii) as orientações firmadas pelo plenário ou pelos órgãos especiais das cortes de segundo grau.
Palavra-chave: Precedente judicial
Common law
Código de processo civil
Decisão judicial
Vinculação decisória
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Direito (FD)
Curso: Direito Processual Civil - Novo CPC - CUC
Referência: BRANDÃO, Isabela Faria. A “teoria do precedente” e os microssistemas de vinculação decisória adotados no Código de Processo Civil. 2018. 52 f. TCC (Especialização em Direito Processual Civil - Novo CPC) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Direito, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1586
Data defesa documento: 13-Jun-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Direito Processual Civil - Novo CPC

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2018_Isabela Faria Brandão.pdf1.07 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.