Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3284
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A condenação em honorários de sucumbência em face da fazenda pública à luz da jurisprudência dos tribunais superiores e da ADC n.º 71
Autor(es): Fonseca, Mateus Henrique da
Orientador(a): Theodoro, Marcelo Antonio
Membro da Banca: Theodoro, Marcelo Antonio
Resumo : O presente trabalho acadêmico nasce da discussão existente há anos sobre a possibilidade de se utilizar o parâmetro da equidade como regra para a fixação dos honorários advocatícios de sucumbência. Acreditando que a celeuma teria chegado ao fim com a vigência do Código de Processo Civil de 2015, a classe advocatícia foi surpreendida com as decisões dos tribunais, que, mais uma vez, trataram de mitigar a ordem sequencial dos parágrafos 2º, 3º e 4º, do artigo 85, que segue critérios quantitativos, para priorizar a aplicação do que deveria ser subsidiário, qual seja, o parâmetro equitativo previsto no parágrafo 8º. Com o objetivo de ver declarada a constitucionalidade da ordem legal e taxativa do artigo 85, sobretudo nas causas de elevado valor econômico, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) propôs a Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) nº 71, com o objetivo de demonstrar que a norma processual do artigo 85 já nasceu eivada de constitucionalidade, respeitando os princípios da legalidade, da isonomia, da separação dos poderes, da razoabilidade, da proporcionalidade e, sobretudo, a essencialidade da advocacia à sociedade.
Palavra-chave: Advocacia
Honorários
Sucumbência
Parâmetros
Objetivo
Equidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Direito (FD)
Curso: Direito Processual Civil - Novo CPC - CUC
Referência: FONSECA, Mateus Henrique da. A condenação em honorários de sucumbência em face da fazenda pública à luz da jurisprudência dos tribunais superiores e da ADC n.º 71. 2022. 20 f. TCCP (Especialização em Direito Processual Civil - Novo CPC) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Direito, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3284
Data defesa documento: 8-Abr-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Direito Processual Civil - Novo CPC

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2022_Mateus Henrique da Fonseca.pdf204.96 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.