Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3496
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHolanda, Bárbara Sales de-
dc.date.accessioned2023-10-06T15:00:12Z-
dc.date.available2023-06-04-
dc.date.available2023-10-06T15:00:12Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.citationHOLANDA, Bárbara Sales de. Ensino de violoncelo no Projeto Social Orquestra Jovem SESC Pantanal – polo do Instituto Ciranda no SESC Pantanal: um autoestudo. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3496-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-07-28T12:32:41Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Bárbara Sales de Holanda.pdf: 1009998 bytes, checksum: 12ce78deac22d193ae12bf72989b9f6d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-10-06T15:00:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Bárbara Sales de Holanda.pdf: 1009998 bytes, checksum: 12ce78deac22d193ae12bf72989b9f6d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-06T15:00:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Bárbara Sales de Holanda.pdf: 1009998 bytes, checksum: 12ce78deac22d193ae12bf72989b9f6d (MD5) Previous issue date: 2022-07-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de violoncelo no Projeto Social Orquestra Jovem SESC Pantanal – polo do Instituto Ciranda no SESC Pantanal : um autoestudopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Hamond, Luciana Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2318740915392875pt_BR
dc.contributor.referee1Hamond, Luciana Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2318740915392875pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0808462670408632pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa é um autoestudo sobre o planejamento sistemático e análise das reflexões sobre quatro aulas de violoncelo em grupo realizadas com alunas iniciantes no projeto Orquestra Jovem Sesc Pantanal, uma parceria entre Sesc Pantanal e Instituto Ciranda Música e Cidadania. O autoestudo visa uma compreensão da minha prática pedagógica ministrando aulas de violoncelo em grupo no contexto de projeto social. Busquei compreender de forma crítica e reflexiva como minhas abordagens no papel de educadora musical se refletiram no aprendizado das alunas ao violoncelo. O trabalho desenvolvido agrega pontos importantes que influenciaram a minha trajetória como professora de violoncelo em diversos contextos e no meu processo de aprendizado como educadora musical, apresentando os caminhos percorridos para o desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, a pesquisa mostra os elementos da metodologia Suzuki que utilizo em minhas aulas, e como utilizo os métodos Suzuki v. 1 e Fun Book no aprendizado das alunas iniciantes de violoncelo. Espero que esta pesquisa contribua para o conhecimento de outros professores de violoncelo no contexto de projeto sociais, inspirando-os a adaptarem as abordagens tradicionais do ensino de cordas para o ensino de violoncelo no contexto de projeto social no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programMúsica - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.subject.keywordEnsino de violoncelopt_BR
dc.subject.keywordProjeto socialpt_BR
dc.subject.keywordAutoestudopt_BR
dc.subject.keywordSuzukipt_BR
dc.subject.keywordFun bookpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Música - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Bárbara Sales de Holanda.pdf986.33 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.