Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3496
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino de violoncelo no Projeto Social Orquestra Jovem SESC Pantanal – polo do Instituto Ciranda no SESC Pantanal : um autoestudo |
Autor(es): | Holanda, Bárbara Sales de |
Orientador(a): | Hamond, Luciana Fernandes |
Membro da Banca: | Hamond, Luciana Fernandes |
Resumo : | A presente pesquisa é um autoestudo sobre o planejamento sistemático e análise das reflexões sobre quatro aulas de violoncelo em grupo realizadas com alunas iniciantes no projeto Orquestra Jovem Sesc Pantanal, uma parceria entre Sesc Pantanal e Instituto Ciranda Música e Cidadania. O autoestudo visa uma compreensão da minha prática pedagógica ministrando aulas de violoncelo em grupo no contexto de projeto social. Busquei compreender de forma crítica e reflexiva como minhas abordagens no papel de educadora musical se refletiram no aprendizado das alunas ao violoncelo. O trabalho desenvolvido agrega pontos importantes que influenciaram a minha trajetória como professora de violoncelo em diversos contextos e no meu processo de aprendizado como educadora musical, apresentando os caminhos percorridos para o desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, a pesquisa mostra os elementos da metodologia Suzuki que utilizo em minhas aulas, e como utilizo os métodos Suzuki v. 1 e Fun Book no aprendizado das alunas iniciantes de violoncelo. Espero que esta pesquisa contribua para o conhecimento de outros professores de violoncelo no contexto de projeto sociais, inspirando-os a adaptarem as abordagens tradicionais do ensino de cordas para o ensino de violoncelo no contexto de projeto social no Brasil. |
Palavra-chave: | Ensino de violoncelo Projeto social Autoestudo Suzuki Fun book |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Música - CUC - Licenciatura |
Referência: | HOLANDA, Bárbara Sales de. Ensino de violoncelo no Projeto Social Orquestra Jovem SESC Pantanal – polo do Instituto Ciranda no SESC Pantanal: um autoestudo. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3496 |
Data defesa documento: | 20-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Música - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Bárbara Sales de Holanda.pdf | 986.33 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.