Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3496
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de violoncelo no Projeto Social Orquestra Jovem SESC Pantanal – polo do Instituto Ciranda no SESC Pantanal : um autoestudo
Autor(es): Holanda, Bárbara Sales de
Orientador(a): Hamond, Luciana Fernandes
Membro da Banca: Hamond, Luciana Fernandes
Resumo : A presente pesquisa é um autoestudo sobre o planejamento sistemático e análise das reflexões sobre quatro aulas de violoncelo em grupo realizadas com alunas iniciantes no projeto Orquestra Jovem Sesc Pantanal, uma parceria entre Sesc Pantanal e Instituto Ciranda Música e Cidadania. O autoestudo visa uma compreensão da minha prática pedagógica ministrando aulas de violoncelo em grupo no contexto de projeto social. Busquei compreender de forma crítica e reflexiva como minhas abordagens no papel de educadora musical se refletiram no aprendizado das alunas ao violoncelo. O trabalho desenvolvido agrega pontos importantes que influenciaram a minha trajetória como professora de violoncelo em diversos contextos e no meu processo de aprendizado como educadora musical, apresentando os caminhos percorridos para o desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, a pesquisa mostra os elementos da metodologia Suzuki que utilizo em minhas aulas, e como utilizo os métodos Suzuki v. 1 e Fun Book no aprendizado das alunas iniciantes de violoncelo. Espero que esta pesquisa contribua para o conhecimento de outros professores de violoncelo no contexto de projeto sociais, inspirando-os a adaptarem as abordagens tradicionais do ensino de cordas para o ensino de violoncelo no contexto de projeto social no Brasil.
Palavra-chave: Ensino de violoncelo
Projeto social
Autoestudo
Suzuki
Fun book
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Curso: Música - CUC - Licenciatura
Referência: HOLANDA, Bárbara Sales de. Ensino de violoncelo no Projeto Social Orquestra Jovem SESC Pantanal – polo do Instituto Ciranda no SESC Pantanal: um autoestudo. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3496
Data defesa documento: 20-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Música - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Bárbara Sales de Holanda.pdf986.33 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.